segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vamos correr do Vin Diesel

Se eu sobrevivo ao Rio
Imagine o Vin Diesel


Divulgaçao
Velozes e Furiosos 5


Meu amor me disse: você precisa passear mais com seu filho mais velho.
Meu amor é meu amor e sempre tem razão. Atendi a sua orientaçao, e o guri abusou.
Pediu-me, com aqueles olhos que só jabuticaba no pé, para assistir Velozes e Furiosos 5. O que não se faz por um filho...

Desarmei-me e fomos para o Roxy.

Cinema antigo de Copacabana. Tradicional, escadarias em mármore, belos adornos em ferro.
Relaxei naquele aconchego elegante.

O filme começa, com tomadas de paisagem estonteantes. Ângulos misturam natureza, favelas, monumentos. Movimentos sofisticados de câmeras voadoras em dias de Sol brilhante.
Nào tem como negar, o Rio é lindo demais.

Céu mar montanha praia lagoa verdes azuis Marina da Glória barcos brancos Leme Copa Arpoador Ipanema Leblon Rocinha São Conrado espalhados misturados estampados.

Fiquei tão feliz de ter nascido e me criado carioca.

A felicidade foi breve. Carro explodindo, ponte explodindo, trem explodindo, cofre explodindo, morro explodindo. Corpos em chamas lançados. Dinheiro pesado gasto nisso.
Onde estáo as obras dos autores americanos, as comédias, os dramas, os absurdos? Não nesta tela.
O filme já foi visto por meio milháo de pessoas. Meio milhão viram o sangue e as queimaduras, e as correrias sem fim, e carros ultrapassando a velocidade do som.
O mundo inteiro faz campanhas de direçao segura. Mas Vin Diesel e sua trupe não são deste mundo, ou entáo tem o corpo fechado. As balas de fogo náo os alcançarão,e são unha e carne com São Jorge. Os inimigos os vêem mas não os tocam.

Digo por que vi, e em pior escala que nos passarinhos azuis e falantes do Rio infantil: temos sorte com o habitat natural e um azar de lascar com os habitantes. Rio é lugar de bandido, de polícia corrupta, de tráfico de armas, e contrabando de carros. Ë um milagre não termos sido alvejados até o momento.

Saio triste. Onde estáo as comissóes do Comite Olimpico, da Fifa, dos Hotéis Internacionais.
Onde está o Rio da gente honesta e trabalhadora, que está aprendendo inglês, espanhol e turismo para a Copa?
Em lugar nenhum.

A unica coisa boa do Rio, para Vin Diesel, são os olhos verdes da policial militar, pseudo brasileira, com quem ele terá um affair. Ponto. Afora isto, é matar, correr e corromper-se diante do mundo: Dom Toretto, sua reencarnaçao de Rambo, sai do Rio com os milhóes do sr. Reis, contrabandista, traficante, que roubou tudo para o Vin ficar rico. O sr. Reis é do Rio de Janeiro.

Mv Bill canta na trilha sonora. Que bom, é brasileiro, mas náo é do Rio. Seu rap é o rap da periferia de São Paulo, é outra onda, canta as dificuldades do paulista negro e pobre humilhado pelo racismo e pela indiferença dos paulista ricos. Não nos representa. Somos humilhados igualmente, mas o rap carioca é, infelizmente, menos consciente.

Não sei. Amo o Rio, torço pelo Rio. Precisamos liderar um movimento sérío de valorizaçao das nossas conquistas. Vamos reconhecer o resultado das policias pacificadoras, dos postos de saúde, das escolas públicas. O Rio melhorou. Complexo do Alemão quieto. Rocinha, quieta. Santa Marta, quieto. Voltaram a vida normal. Recomeçaram. Precisam do nosso apoio e não de reabrirmos suas feridas.

Meu amor argumentou comigo que os "Tropas de Elite", o primeiro e o segundo, são muitíssimo negativos à imagem do Rio no exterior. Sim. Mas são denúncia, disparadas pelo policial que náo se entregou ao esquema de corrupção. Capitáo Nascimento trouxe esperança e respeito para a PM do Rio. E está são e salvo conversando com Ana Paula Araújo no RJ TV - há anos atrás teria sido calado a tiros.

E vem o Vin Diesel e quer botar nossa honra para correr. Não vamos deixar que troquem nossas riquezas por espelhinhos e bugingangas. Somos guerreiros e merecemos a vitória.
Sem hormônios de cavalo e sem doublé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário