segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Onde?

Rio
Por Onde?
Onde?
É na Terra da Certeza




O paraíso existe

Este fim de semana eu conheci uma moça bonita. Conheço várias moças bonitas, na sua maioria como esta. Intrigantes.
Parece que intrigar é acessório da beleza - deixar no ar indagações sem resposta, perguntas que se multiplicam sem traçar rastro de explicação plausível.

Preciso esclarecer que não estou falando do mistério que envolve algumas criaturas mágicas, esse je ne sais quoi poderoso e indecifrável, e inimitável, que embeleza certas mulheres (e homens) de forma arrebatora. Quem resiste ao olhar fugidio, que provoca a vontade de sermos objeto deste olhar, de retê-lo em nossos olhos? E de mãos que pouco se movem e que para observá-las temos que nos utilizar de subterfúgios, como perguntar a hora, por exemplo. Não é disso que se trata, desse despertar da curiosidade.

Tampouco refiro-me ao enigma sobre a estampa feminina, praticamente outro objeto de pesquisa científica.  É impressionante como certas fêmeas são belas, e todas nós temos vontade de copiar o método utilizado, mas precisa de muita intimidade e segurança para verbalizar.  Aquilo de querer saber " - Como faz para ter esta pele? Como faz para conservar-se magra? Ficar assim, jovem, com tudo em cima? Da onde tirou esse sorriso que encanta? "Onde comprou esta roupa linda?" Só se estivermos muito de bem com a vida ...

Na verdade, eu falo das perguntas graves. As sérias e profundas interrogações, que ensejam dúvidas a comprometer os próximos meses de vida. Sim, vez por outra cruzam nosso caminho deusas abençoadas com beleza, charme, educação e estilo, além de qualidades e  aptidões apreciadas em nossa sociedade ocidental. Mas falta o principal: BEM ESTAR. REALIZAÇÃO. SATISFAÇÃO CONSIGO.  Elas trazem uma fraqueza no olhar. Uma pressa de estarem onde estão. Uma agitação, como se estivessem perdidas e sem ter a quem pedir informação. Buscam apoio sem encontrar. Sem saber para onde vão; muito menos por onde ir. Sem saber se vai dar tempo de chegar, hesitam entre ficar e partir.
As perguntas que pairam sobre suas cabecinhas indecifráveis não são percebidas por estes anjos, não. Só os mais vividos e ensinados pelo destino entendem do que se trata, e ficam matutando. Aí a gente puxa conversa para que elas possam falar.
" - É comigo mesma, coração. Pode dizer."

E a moça foi falando. Mil palavras sem conexão lógica para contar sua mágoa, frases confusas que não convencem ninguém. Compreendo a confusão. As Moças Bonitas costumam ser muito assediadas pelo Bicho Homem e suas espécies mais carnívoras, o quê dificulta bastante sua existência pacífica nesta Terra Adorada - os predadores identificam de longe a fragilidade destas presas, e atacam. Sugam seu sangue devagarzinho. Saboreiam a iguaria até enjoarem. Como conseguem enganá-las assim? Fácil.  Oferecem a ilusão do amor, qual moça não quer amar? Saciados, o apetite vai minguando, era fumaça, miragem, era promessa vazia. Ficam as perguntas, vagas, evasivas, repetitivas.  " - Nossa, parecia que ele gostava de mim.  Porque não deu certo? Por quê ando em círculos? Eu fiz de tudo. O que faltou?  Para quê tudo isto?"  Daí a inquietação que aparentam, findo o banquete dos rapazes.

Os últimos anos me ensinaram que a essência da felicidade está na simplicidade dos fatos e ações. Pé no chão, que palavra e ação tem que ser coerentes. Se tiver muita variação, muita pergunta, é trabalho de doutorado, e deixemos esse árduo serviço intelectual para os acadêmicos.  Na vida real, se tiver muita hipótese, justificativa e relevância, e tiver que fazer pesquisa de campo, esqueça. Se não sabe bem, se não entende bem, se não quer bem, esqueça.  A dúvida é a marca do fracasso;  as situações intermediárias e multifacetadas tem prazo curto, curtíssimo, e precisam ser resolvidas em tempo certo - se passar, azedam o caldo. Foi-se. Ou entrega-se ao Amor, ou parte para outro. E vale para profissão também.  Ou se dedica e decola no trabalho escolhido, ou parte para outro ofício.  A escolha é sua, a vida é sua, a dor é sua, e a alegria também. Orgulho de ser quem se é! Orgulho de Aprender, Menina! Vamos parar de enganar-se, de dificultar as respostas. Estão aí e temos que encarar. Vamos assumir que são somente duas, esta técnica ajuda muito; o terreno das nuances é perigosíssimo. Fiquemos com a segurança do SIM ou NÃO.
Vai por mim -  É ou Não É. Quero ou não Quero. Vim para valer, ou Nem Vou.  Amo ou não Amo.  Sou Melhor, ou Estou Fora. Sigo ou Desisto, e pronto.

Torço. Torço para que abra os olhos e esclareça o coração. Sem medo. Encontre suas respostas, fáceis ou difíceis, e não se contente enquanto não for absolutamente feliz  - a felicidade é um Todo indivisível.
Digo porque vivo - na terra da felicidade não há espaço para dúvida. Brota, cresce e floresce da certeza.  Regue todo dia que o paraíso, caríssima, revela-se.  É um lugar maravilhoso.










Um comentário: