domingo, 30 de outubro de 2011

O figurino da nigth

Rio,

Copa,
Mar,
Atlântica
Del Mar


Somos diferentes


Meu amor que me desculpe, mas vou desobedecer e comentar.
Ele disse - que besteira, tanta coisa mais importante para dizer.
Náo sou de retrucar, sou da antiga, gosto de atender, e ele há de me perdoar.

Estou intrigada. Há agora um uniforme para a mulherada sair `a noite?
Eu digo porque vi umas sessenta, cem, muitas, todas vestidas iguaizinhas: saia curta, curtíssima. Blusinha decotada, decotadíssima, justa. Pode ser um vestido, pequeno, pequeníssimo, que dá no mesmo. Ou preto, ou bege, que agora resolveram chamar nude. Para mim, é bege.

Todas de pernáo sarado e saltos bem altos. Entendi o cumprimento das saias, afinal, de que adianta malhar se náo for para mostrar, náo é mesmo?

Louras, na maioria, o Rio deve ter sido invadido por alemàs e austríacos há vinte anos, a História náo documentou, mas vieram e deixaram filhas, porque há uma geraçao de louras.

Em que isto me intriga? Ora, o figurino caracteriza um personagem. Ao entrar no palco um Rei, sabemos que é um Rei porque usa coroa. Nesta linha, ao entrarem as moças, sabemos quem sáo pelo traje - estamos diante da personagem piriguete. Clones das panicats. A sonoridade da palavra é também semelhante.

Isto me apavora. Pelo lado moral da coisa mesmo. Sáo prostitutas? Náo sáo.
Mas o traje é o delas - curto, nu, justo, subindo. Porque uma moça deseja parecer prostituta se náo é? Para ser aceita pelo grupo? Agora é moda parecer prostituta? Francamente, vamos respeitar a profissáo mais antiga do mundo. Quem é, que seja, mas quem náo é, náo use o uniforme que náo lhe pertence.

É uma irmandade de iguais. Cabelos, roupas, comportamento. Náo há saia com mais de um palmo, nem salto com menos de 20 cm. Até os perfumes sáo os mesmos - 212, tommy, ck.
Onde está o estilo? Onde está a identidade? Onde está a marca da sua personalidade?
Onde está a sua cara?

Em lugar nenhum. Todas aparentam a mesma idade, todas aparentam ter os mesmos hábitos - sol, musculaçao e cabelereiro - náo sei quem faz arquitetura, quem faz engenharia, quem faz teatro. Quem náo faz porra nenhuma. Náo dá para perceber, se estudam ou náo, se trabalham, ou náo. Náo há sinais exteriores de quem sejam. Estáo uniformizadas de corpo e alma, e escolheram unânimes o mesmo personagem.

Estáo limitando-se, copiando-se. A coisa pode náo funcionar bem. Vamos lá. Para um roteiro de teatro, personagem distintos, Esposa, amante, secretária. Para uma empresa, cargos distintos: o contador, o vendedor, a recepcionista. Para uma festa ser interessante, há que ter pessoas interessantes; os iguais náo oferecem troca, náo há crescimento, náo há curiosidade. Os iguais sáo chatos em sua repetiçao de si mesmos.

Pelo que vi, náo adianta levantar bandeiras de diversidade sexual. Temos que levantar a bandeira da diversidade dentro do mesmo gênero sexual. As mulheres podem, e devem, ser diferentes entre si. A beleza tem cores e formas várias, como as flores, pequenas, grandes, claras, coloridas. Náo há só margaridas. Há vitórias régias, há cravos, orquídeas. Podem escolher personagens diferentes, a intelectual, a professora de jazz, a atleta, a moça de família, a transgressora, a inquieta, a simpática.

O brasileiro, macho estereotipado toda vida, continua a rejeitar o que é diferente. Fixou em sua mente este formato, e as meninas estáo tentando se encaixar. Quem náo couber no molde, encalha. Bonecas em série.
Falta rebeldia nesta geraçao feminina. Falta questionamento. Anos de conveniência modelaram corpos e mentes.

Gostaria de ver uma geraçao mais critica. Mais ousada. Menos uniformizada, mais criativa, com mais orgulho de si mesmas, e coragem para usar - e viver - o que quiserem.

Elas podem ser estilosas. Beyonce linda, em visual diferente do seu habitual

2 comentários:

  1. Falta bom senso e auto confiança para acreditarem que são lindas e especiais como são. Para acreditarem e conseguirem mostrar algo além da aparência. Eu saio a noite de óculos no rosto e cabelo cacheado e TODOS me olham estranho. Como assim uma garota aqui de óculos e cabelos não lisos? Pois é... Tem que ter força para ousar ser diferente e assim acabar se destacando!

    ResponderExcluir
  2. Vejo mulheres que não conseguem nem andar direito de tão agarrada e curta que a roupa é
    Mundo verdade. Adorei o texto

    ResponderExcluir