domingo, 27 de novembro de 2011

O talento de todos nós

Rio
mas é profundo
então é oceano
Oceano inteiro


Tornar-se

ELIZABETH GILBERT, em um video fantástico sobre o gênio que todos temos dentro de nós, assistam, é imperdível

Não sei quem nos manda recados lá de cima. Se é Deus, Jesus, Maria, ou o Espiríto Santo. Pode ser que venham sinais de Krishna, ou de D'us, como dizem os judeus.

Mas que existe uma Central de Recados Astral e funciona 100%, 24 horas ao dia, de segunda a segunda, ah, isto existe.

O primeiro recado chegou para mim na peça Alma Imoral. O rabino Nilton Bonder, através da deusa mundana Clarice Niskier, nos conta a parábola de outro rab, cujo temor, na hora de morte, era que Deus lhe perguntasse porque não foste quem era.

O segundo recado chegou no livro velho, da faculdade, cheio de poeira, onde reencontrei o famoso conselho de Nietzche: "Torna-te quem tu és."

E o terceiro recado chegou hoje. Especialmente hoje. Assisti a escritora Elizabeth Gilbert em seu video sobre o processo criativo, disponível a rodo pelo you tube. Poderia tê-lo assistido antes, mi hermana o havia enviado hace tiempo, pero nó, solamente hoy, o video rodou sob meu olhar hipnotizado. Parei para ouvir, ver e acreditar.

Eu estava me preparando, ou sendo preparada, pela tal rede de conspiração universal, certamente. Era chegada a hora em que as palavras da autora genial acertariam meu coração.

A bela escritora fala com fluência e tranquilidade sobre o processo criativo. E sobre o momento seguinte ao sucesso da obra - a cobrança do público, da mídia, e de si mesma, por mais arte, com mesmo valor e qualidade da obra maior. Desenvolve o tema, e ao fim, e foi aí que vi, e digo porque vi, que o tema dizia respeito a todos nós, que não somos bem gênios da criação, mas temos nossos talentos - "quem baila, baile. Quem escreve, escreva. E no dia seguinte faça de novo. Alegre-se pelo que criou, e que isto seja bom para você."

E eu digo que isto é muito, muito maior que parece. É fazer o que se gosta, da melhor forma, e constantemente. Encontrar satisfação espiritual no que se faz. Fazer o que Deus te deu para fazer, fazë-lo bem, sempre, do melhor jeito e com a maior entrega, sem meias palavras ou meios termos. Ser quem se é - bailarino, escritor, cantor.

Sem medo de ser cobrado. Sem medo de ser vaiado. Sem medo de não ser compreendido.

Jogar-se para fora de si. Tornar-se, entregar-se a si mesmo. Chegar ao melhor de si, com leveza, com verdade, tocado por Deus.

Aos artistas, criativos, tocados por dons especiais, o conselho da mestra.

Os queridos leitores podem agora dizer: " - Bem, isto não é para mim. Não sou artista, nem pretendo."
Engano, claro engano. Todos somos talentosos. E se ainda não descobriram seu talento, caríssimos, não se preocupem. Posso jurar que existe ao menos um, o mais importante e decisivo talento, que nos compromete e nos persegue enquanto não se realiza.

O maior talento que temos, caríssimos, é o de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário