segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cio da Terra

Inaciolandia
Uberlandia
Terra em mim

O caminho da terra - Inaciolandia, GO



Eu fui andando para dentro do Brasil
Aviao
Cháo
Balsa
Cháo
e o Brasil é um funil
os caminhos convergem para o centro
o viajante vai entrando suavemente terra adentro.

Assim fui, eu, criatura praiana, fui sendo sugada pela terra.
Indefesa, nascida e criada em terras impróprias para o plantio
em areias de pescarias e maresias
terras escorregadias, que escorregam pela máo,
a terra tragou-me e entreguei-me
à terra fértil do Brasil
Solo firme do Brasil funil
terra laranja que mancha os pés e unhas
terra que machuca a sola e os dedos e os calcanhares
mas que é travesseiro macio onde se deitam plantaçoes

- terra que é máe para as plantaçoes,
já que engole sementes e procria colheitas,

terra feminina terra mulher

imóvel mas jamais inerte

silenciosa em sua linguagem de gestos

- a terra é mulher sem dúvida alguma,

feliz sob o pisoteio de suas vacas leiteiras parideiras.

Afunilando assim esse mar de pasto em mim.

Um sem fim de terra plantda onde atravessam estradas

(a estrada atravessa a plantaçao ou a plantaçao invade a estrada?)

Esse horizonte extenso sereno plantado liso ondulado como o alto mar

paraíso imovel noite e dia
paraíso que anoitece e amanhece exatamente igual todos os dias
nao ha domingo ou carnaval

a terra tem seu ritmo ininterrupto e náo desafina:
plantar colher semear procriar viver
plantar colher semear procriar viver
plantar colher semear procriar viver

e repetindo este mantra vamos pisar no chao para sair da terra e chegar ao céu,
pois viemos da terra, crescemos sobre ela,
e para a terra voltaremos; e esse destino a Igreja nos ensinou que é o céu.

pois tudo vem da terra e para a terra voltará

até a brisa que vem do açude
até as árvores que dáo frutos
a soja a cana o café o milho
o gado o cavalo o adubo
a terra a todos abriga

abriga os bichos que conversam a noite toda e abriga suas noites infinitamente escuras

sem postes de luz sem boemia sem polícia

noites em silêncio respeitoso à natureza rainha

em respeito ao cio da reproduçáo

da terra e do cháo

Entrei assim pelo Brasil.
E fiquei esperando a hora de voltar para o litoral.

Como a hora sempre chega eu voltei

Cá estou, e tem um dedo do pé que náo consigo limpar.

Tem terra e bosta de cavalo nele.

Carregarei orgulhosa este ínfimo pedaço de cháo comigo,

a fertlidade é o prêmio do cio.

- e este é meu dedo de terra fértil no latifúndio de meu corpo histéril

Nenhum comentário:

Postar um comentário