quarta-feira, 23 de março de 2011

Carta para uma amiga triste

Rio de Janeiro, 23 de Março de 2011
Cais do Arpoador



Querida amiga,

Antes de mais nada quero te pedir desculpas, escrevi assim, sem sigilos.
A carta é aberta, porque aberto está o coração de quem lê uma carta. Se lês uma carta, queres ouvir, queres escutar, não há leitor surdo aos apelos de uma carta sincera. Não posso, em minha compulsão pela escrita, perder um leitor sequer, que dirá os de coração aberto. Quero falar, e é para todos.

Amiga, esqueças essa dor. A dor é coisa feita do Demo. Não do Demo, Democráticos, lá a dor se cura, mas do Demo mesmo, do Inimigo. Ele existe, anda a nosso lado, e precisamos ignorá-lo. É daqueles chatos que se criam e crescem e se estabelecem, portanto não dê um segundo de assunto; multiplicam o mínimo que recebem para fazerem-se de íntimos.

Não hás de querer este tipo de intimidade. E também náo vais se impressionar assim facilmente com o Coisa Ruim. O Demo é um cara bonitão. Chega quando estás só, muito só, e oferece companhia. Vem travestido de tristeza, de solidão, de mágoa. Até de saudade a criatura se disfarça. Quem está triste, está mal acompanhado.

Outra coisa: não faças pacto, não se comprometa. Ele é desleal. Aquilo de "hoje vou chorar tudo que tenho para chorar, amanhã é um novo dia". Mentira. Vais chorar e não vais mais parar, porque como uma boa dose de uísque, traz algum alívio, mas chama uma segunda, e mais a terceira. Vais chorar um mar, vais beber uma garrafa, e não vais se consolar. E o Demo ri de ti, covarde que é, a tristeza enfraquece, não há mérito nesta vitória.

Nosso coração não foi feito para abrigar a dor. Aliás, nosso coração tem não sei quantas válvulas para filtrar e deixar escoar o sangue ruim, veja bem, a natureza é sábia, esse design cardíaco é um sinal: separe o que não presta e deixe escoar.

Escoou? Não? Bem, então vou te contar uma história. O amor, conta a mitologia grega, nasce da cópula entre Afrodite,a deusa do amor, e um mendigo, que rondava o banquete dos deuses. Embriagados, concebem o amor. Herdou da mãe sua face sublime, sedutora; e de seu pai, o que há de reles e desprezível.
Por isso quando amamos, caminhamos sob tênue fio de equilíbrio, ora no deleite, ora na sarjeta. Quando teus pés pisarem a sarjeta,dê mais um passo e avance para o outro lado da calçada. E sorria, venceu, escapou dele.
Escolha o lado melhor do amor, e fique nele. Não tem lado melhor? Mude de amor. Mude de sentimento. Se te faz chorar assim, não é amor. É praga que te rogaram. Que ninguém te empurre para a sarjeta da tristeza; aliás, a tristeza, volto a dizer, é coisa do inferno. Coisa que te consome. Coisa que te domina, e quando vês estás triste 24 horas ao dia. Se estamos tristes negamos as alegrias da vida, e até nos irrita alguém feliz, há pecado maior? Há pecado maior que viver sem ânimo, sem convicção, sem sonhos, sem suspiros? Que somos nós neste mundo, pedras? Não, temos carne e alma, temos dentes, temos olhos. Tudo em nós pede vida. É um pecado mortal não viver. Expulse a tristeza de teu coração, e volte a tomar café da manhã em paz, com tuas frescuras matinais, tua mesa posta com gosto, e um cheiro bom de dia novo, novinho em folha. Nào me comeces mais um dia com essas lágrimas de saudade, sabe-se lá de quê.

Não duvides de mim. Tenho um anjo que sopra em meu ouvido, e não ouso duvidar dele... te digo, a pedido: não fiques triste. Vai contaminar o ar ao teu redor. As pessoas e os pássaros se afastarão, e só os tristes ficarão. É coisa feita mesma, até quem tem corpo fechado sente. A tristeza se espalha e contamina o ar. Espanta. De longe conhecemos uma pessoa triste; ela anda devagar. Os felizes tem passos mais céleres, mais ritmados, estão em sintonia com a música que vão cantando dentro da sua cabeça. Olha aí de novo: cantar espanta os males! Manda para longe os maus espíritos.

Vamos optar pela lucidez, que protege das ilusões, das chagas, das mágoas. Quanto mais lúcida, mais forte. Quanto mais forte, mais vencedora, e a condição, nesta vida, para ser amado, é ser guerreiro. Ninguém ama um fracassado. Tem-se por ele consideração, a léguas do amor.

Páro por aqui e sei que entendeste meu recado.
Vença sua dor, amiga, e volte a sorrir com seu rosto de moça bonita.

4 comentários:

  1. Bettina, essa carta pode até ter um destinatário específico, mas com certeza toda e qualquer pessoa com sentimento aflorado sente-se como o destinatário...
    Parabéns por remeter tão belas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Ai... adoro suas palavra!
    Torço, feliz, pelo sorriso da moça bonita e por você.
    grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Minha flor, li esta carta no exato momento em que eu necessitava de ânimo para prosseguir, diante das dificuldades deste momento. Tenho a certeza de que somos todos instrumentos de Deus. ELE a usou com suas bem escritas palavras para tocar aqueles que necessitavam de conforto por algum motivo. Obrigada, obrigada e obrigada. Muito obrigada!

    Jana Souza

    ResponderExcluir
  4. Linda a carta, lindas palavras, sábios conselhos. A tristeza espanta amigos e amores, espanta até a vida.
    Espero que a amiga leia e vença a tristeza e o Inimigo. Deus a proteja e proteja vc, escritora maravilhosa!
    Um beijo

    ResponderExcluir