sexta-feira, 4 de março de 2011

Conselhos Felizmente Esquecidos

Rio de Janeiro.
2000.
Pedra do Arpoador.

Mulher de costas, Pablo Picasso


Se queres conquistar-me,
Não me fales em amor.
Quero da vida, a leveza que o amor não traz.

O amor te trouxe o quê menina?
Cornos

Que mais?
Quilos

Que mais?
Lágrimas

Escute e reflita:
Bandeira - "Não quero amar, não quero ser amado,
Não quero combater, não quero ser soldado"
Se tal alma não queria,
como eu hei de querer?

A culpa não é dele, nem minha.

A culpa é dos egoístas
e suas imposições,
prisões,
torturas
chantagens,
Sua lista cruel de privações.

Se precisas ainda de conselhos,
aconselhe-se em Vinicius, o amor infinito
que dure pouco, posto que é chama,
consumindo-se em si mesmo,
ardendo, queimando, e por fim, apagando.
Pergunto: é preciso queimar-se?
Quem quer consumir-se até apagar?

Se de todo não resistir,
E cair em tentação, lembre de Quintana,
Sábio que queria o amor leve breve silencioso
para não acordar os passarinhos.
Ou seja, nada de alardear.
Passará, como a vida e os passarinhos,
e terás vergonha das palavras que ficaram no vento
e perderam o sentido.

- nada mais triste que palavras sem sentido.

Eu não quero nenhum tipo de amor
nem seu silêncio, nem seu grito.
Que queime, que alivie,
que morra ou ressucite,
que liberte ou sentencie.
nada que entristeça ou alivie,
nada que se cale ou se pronuncie.

Prefiro definhar a amar.
Quero que os românticos apaixonados se danem.
Voto nos amantes traiçoeiros,
E sou pior que todos eles,
engano, abandono,
finjo, minto,
trago a dor do desprezo consentido.
A dor incurada do tempo perdido.

Por isso, amigo
Beba mais uma e não fale em amor
Viro-me de costas,
Não te dou ouvidos.
Se queres meu afeto, fale em solidão.
Soa melhor para mim, e prestarei mais atenção.


Nota: sim, essas palavras são tristes,
porque sem sentido
o amor é lindo,
é urgente, e é preciso

Um comentário:

  1. Lindo, mas ainda bem que passou.

    Não há o que perdoar
    por isso mesmo é que
    há de haver
    mais compaixão.

    ResponderExcluir