quinta-feira, 10 de março de 2011

Eis que Liverpool samba gostoso

Rio de Janeiro

Bota Bota Fogo nisso

Terceiro dia do Carnaval - o quarto dia é de total sigilo

It is a hard days night
Vamos requebrar

Sargento Pimenta


Segunda-feira, 7 de Março, Sargento Pimenta

Que idéia ousada. Rock, rock and roll, em inglês, com arranjo de marchinha, de maracatu, de samba enredo. Sinto-me isenta e imparcial. Nunca curti os Beatles. Achava as vozes baixas, finas, distantes.
As músicas meio iguais.
Sempre preferi uma batida mais forte, digamos assim.
Porém, ah porém, as coisa mudam.
Caetano Veloso, lembro-me, em entrevista antiga disse que adorava os Beatles, não só porque mudaram a cara e as roupas do mundo, mas porque fizeram lindas canções. Pois bem: os Beatles fizeram lindas canções e o Sargento Pimenta fez dançar.

Cantar rock em ritmo de samba, ou se preferir, samba em inglês, na segunda de Carnaval? OH YES. Eu vi, e digo porque vi. Botafogo parou para cair no rock. Eu também.
Ia inocentemente em outra direção, e juntei-me às quatro mil pessoas, que naquelas ruas pequeninas - Capitão Salomão, Visconde Silva, Visconde de Caravelas - equivalíamos ao dobro, ao triplo. Eu e meu amor valíamos por toda a bateria.
Contagiante. Tomaram a segunda adentro, Botafogo adentro, a cabeça e o corpo adentro. Caetano tem razão. Os Beatles mudam a cabeça da gente.

Sargento, Help me. Eu era mais jovem que hoje, e nunca precisei de ninguém, mas esses dias passaram, e hoje preciso da sua ajuda, gosto muito que esteja perto de mim. Meu amor, I wanna hold you hand, quero te dar a mão e espero que você entenda. And I Wanna feel all right... Já que todos vivemos no submarino amarelo... As letras em inglês, fáceis de repetir, sem medo de errar, fáceis de entender, e cá para nós, o sotaque dá um ziriguidum especial ao requebrado.

E só dançar, marchar, maracutear. Siga a multidão, deixe o rock sambar. Divertidíssimo, engraçado, caricato. A camisa da banda inspirada na capa original, soldadinhos coloridos da Rainha Louca....

Estamos no Rio, terra da liberdade, tal qual Londres, onde tudo, ou quase tudo é possível. Principalmente, é possível ser feliz. Por outra - o principal no Rio, ou em Londres, é ser muito feliz.

A Banda Sargento Pimenta formou-se há dez anos, em Guarulhos, para tocar Beatles, em ritmos brasileiros. Arrebentam. No site oficial da banda, oferecem sets especiais conforme o perfil da casa que os contratar, portanto são, digamos, bons mercenários da música.
Ambiente romântico? Dançante? Quer ir de Submarino Amarelo? Tudo bem, it's all right, será feito. Maravilha atender a vontade do freguês.

Atenderam e superaram. O povo enlouqueceu. O Sargentão sabe unir os dois mundos - rock e samba - e ainda ofereceu o som que o povo quer. O povo quer Carnaval? Dentro de um universo de 400 blocos, ofereceram Carnaval londrino. Venceram a burocracia municipal para emplacar a idéia. São 400 blocos de rua, vamos combinar, é um Muro de Berlim a ser transposto. Melhor dizendo, um Rio Tâmisa. Coragem, hein meninos?

A coragem foi mais uma vez, bem sucedida. Como é bom abusar, abusaram também na mistura do profissional: 10 músicos da formação do grupo e 70 amadores na bateria.
A mistura funciona e eu não resisti, e nem meu amor.
Ao primeiro acorde, botamos para quebrar, ou melhor, para requebrar.

Quero saber onde se apresentarão. Quero ir. Fiquei fã.
Pepper, I wanna hold your hand.


Beatles, capa original, 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário