terça-feira, 17 de janeiro de 2012

RetroPerspectiva

Rio
Começo de Ano
Recomeço de Mim
RetroPerspectiva

Boas perspectivas


A maioria das pessoas evoluídas faz uma retrospectiva em dezembro. Empresas, Famílias, Indivíduos, a Tv Globo. Relembram feitos e desfeitos e traçam metas. Serão suas bússolas para o Ano Novo.

Sou uma criatura naturalmente transgressora, Deus me conserve assim. Esperei dezembro ir-se.

Foi-se.

Veio janeiro. Nada. Janeiro está aí, virando suas folhinhas diárias, e hoje, atrasada pelo cronograma padrão, revejo o ano que se foi, e não tenho a menor vontade de falar sobre ele. Seria exposição demais, até para quem tem um blog, onde posta seus mais íntimos e sinceros pensamentos.

Então minha retrospectiva haverá de ser também transgressora. Ótimo.

Farei uma perspectiva para o ano de 2012, e através dela estará implícita a minha retrospectiva. Isso fortifica a máxima filosófica de que um conceito se explica pelo seu contrário.

E mais: inclusive a data deste registro, em adiantados meados de janeiro, ultrapassa datas aceitáveis (o primeiro, o segundo e no máximo o terceiro dia do primeiro mês do ano), e vem afirmar minha mais atual crença ferrenha: a desordem cronológica só faz é aumentar a riqueza de conteúdo e da integridade dos fatos. O Encontro Marcado, por exemplo, não obedece à linha do tempo terrestre - Aquele encontro, que banha sua vida de paz, ah, este é marcado pelos deuses, que ignoram solenemente nosso calendário. As almas não tem a idade das certidões em cartório, e não estão disponíveis para agendamentos de relógios; relógios são máquinas, e as máquinas jamais controlaram as almas.

E como minha alma - atrasada, que bom - permite esse vôo sobre o ano de 2012, deixa eu dizer o que vejo. Ainda não vi, mas verei.

Vejo um ano de muita paz. Um ano de consciência tranquila e de muita paz.

Um ano de fartura emocional. É hora do banquete, servido com gosto, com capricho. Flores na mesa e as melhores iguarias, as mais saborosas. As que nutrirão o olhar, o sonhar, o sentir;

Um ano de liberdade, de livre escolha. Sem crime e castigo, sem esconderijo, sem culpados, feridos, sem condenados;

Um ano de caminhadas prazerosas, terapêuticas, caminhadas sob o sol, sob nuvens, sob estrelas; caminhadas sob anjos.

Um ano de respiração.

Ano de ouvir e cantar novas músicas. Nada de refrões repetitivos, nada de estribilhos conhecidos; quero novo fundo musical, novo cenário, novo figurino; nesta nova cena, viver novo enredo, improvisado, espontâneo, irresistível;

Quero acampar ao ar livre de meu ser. Esticar meu corpo sobre o nada, sobre o chão, longe das cidades habitadas, longe do personagem público, urbano. A sós, dentro de mim, de minha natureza taurina, enraizar-me, expandir-me, colher-me, desfrutar-me;

E nesta paz, sonhar mais e buscar mais. Que os sonhos tornem-se fatos, e que eu possa crer, e ver, esses sonhos nítidos, possíveis, e que os realizando, sonhe mais, e viva mais, que sonho sem vida é loucura, e vida sem sonho é amargura;

E que possa eu, meu bem, dar-te o que ninguém ainda te deu. Dar-te a fruta doce do amor maduro, na boca, e que te sacie; e que o gosto do meu ser agrade teu paladar e desperte em ti a vontade de mais, de mais de mim, de mais de nós;

Quero seguir contigo um caminho novo, florido, e que seja caminho, jamais um atalho perigoso. Caminho esse onde possamos plantar, e colher, e experimentar o fruto permitido, semeado, liberado, desejado; por onde sigamos, de olhos abertos, para apreciar o mundo e nós mesmos, inocentes, mãos dadas, corações novos, recém nascidos de dores curadas. Honrosamente portando nossas cicatrizes, estampas do aprendizado e dos quilômetros trilhados com pernas fortes e passos firmes.

Caminhemos, portanto, passos suaves no chão, ou no paraíso, suspensos por asas, balões, que nos tornem leves. Leves, iremos mais longe e nos movimentaremos mais amplamente por este mundo, imenso, mundo lindo, um mundo assim especial, em 2012, para nós dois.

Um comentário:

  1. realidade ou sonho, como se pode sonhar tão alto.Feliz fico por ter encontrado a paz com seu amor e é caminhando de mãos dadas que serão felizes. Permita-me dizer que encontrei o amor ideal ou será sonho somente, Respeito-o como pessoa humana e à sua inteligência, Beijo de despedida das nossas ilusões ou minhas somente.

    ResponderExcluir