terça-feira, 6 de março de 2012

Anjos Assumidos

Rio
Mundo Fundo


Meu nome é Bettina
e eu sou um ser humano em Recuperação



" Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo "


Caríssimos, é preciso reconhecer. Todos precisamos de ajuda.

Todos temos compulsões e insatisfações. Somos humanos. Há quem coma sem parar, e engorde sem parar, e há os que não comem. Temos o time dos atrasados e o dos ansiosos. Há quem perca a hora e quem não durma. Há quem fume, há quem beba, há quem gaste os tubos, há quem minta. Há quem trepe horrores, não sabe nem com quem. Os que falam sem parar, os que não ouvem ninguém. Os fanáticos pelo face, pelo twitter. Há aqueles que repetem ações em dose prejudicial, voluntária ou involuntariamente, e não há, nesta Terra, quem possa impedí-los.

Os que perderam o controle. Os que estão se afundando.

E há os anjos assumidos. São os A.A., alcoolátras anônimos, criaturas vitoriosas. Todo dia é uma vitória sobre a dependência química. Todo dia é dia de apoio, dia de ouvir, de falar, de compreender, de se fortalecer. Dia de se conscientizar.

Estive na cerimônia de entrega de ficha. A cada ano "limpo" uma ficha, uma medalha da sorte, um amuleto. Para lembrar, caríssimo, que mais um lutador chegou até aqui por mais um ano, feito de 365 dias. Mais um merece nosso aplauso; é um vencedor, e pode ajudar outros a vencerem também. Estenderá sua mão ao outro e será o grande ajudado, o grande vencedor.

Escutei dois depoimentos, de dois vencedores. Ambos me trouxeram lágrimas ao coração. Alegria.
Somos recuperáveis. Somos livres para escolher novos rumos. Nao há prazer ou anestesia que nos domine, somos mais fortes do que pensamos. Podemos dizer não ao que quer que nos faça mal. Com ajuda, com apoio, e com consciência.

Podemos experimentar uma vida melhor. Saborear a vida, com suas dores e contentamentos. Suportar frustração, suportar tristeza, suportar solidão. Há recursos, mais eficazes que um litro de whisky, e que 10 cartões de crédito. Melhor que um kilo de chocolate ou 36 horas no motel com o gogoboy.

O ser humano sempre terá suas dependências. Ou depende de entorpecentes, ou de cartões de crédito,ou de paixões, ou de projetos. De amor, precioso amor. Como controlar-se? Não sei, mas podemos começar hoje. Só por hoje podemos estabelecer uma dependência mútua, de amor, de carinho, de aceitação. Sem aditivos, produtos, intervenções químicas.

Todos temos que buscar nossa salvação. Nossa recuperação. Algo aprisiona, sim, somos humanos. Algo te magoa e te insatisfaz profundamente. Às vezes todo dia, às vezes dia sim, dia não. Dia sim noite sim madrugada sim dia também. O que quer que seja, tem jeito. Procure ajuda. Divida, multiplique, compartilhe.

Os A.A. estão aí para te ensinar os doze passos desta estrada. Difíceis, uma lista de renúncias, entregas, disciplinas. Amplamente recompensadores; levarão ao sossego, artigo fino, peça rara, que não se compra, não se vende, não se bebe, não se gasta, não se consome.

Está escrito na parede, bem grande: deixe aqui o que você ver e ouvir.

Desculpem, Anjos, deixo não.

Eu vi Anjos, e preciso dizer, são poderosos. Fazem milagre. Transformam dor, profunda e incessante dor, em aprendizado. Tristeza em resignação, compreensão em solidariedade. Impossibilidades em realidades. Fraquezas em certezas.

Só por hoje, caríssimos. Só por hoje.

Esta oração está estampada nas paredes do Grupo A.A. Serve para todos nós, humanos, em recuperação

2 comentários:

  1. As lágrimas já rolaram e voltaram a rolar. Eu sou a Flávia, ser humano em recuperação também. Só pra lembrar que o ser humano, apesar de tudo, tem recuperação. É um alento e um incentivo, ainda que algumas vezes não baste só querer, mas esse é um grande passo!

    ResponderExcluir
  2. É com muita emoção que escrevo estas poucas palavras!Muitas vezes,realmente querer não basta. Tem que querer com aceitação. Tem que aceitar com amor! E como se acha amor em meio a tantas trevas, tantas dores,tantos sofrimentos, tantas lágrimas da Alma? Na simples união de pessoas que se encontram pq o coração não aguenta mais chorar. E um enxuga a lágrima do outro; um abraça aquele que já não sabia mais o que era isso; o outro lembra ao que está "na lama", que um dia também esteve ali e oferece sua mão; e por aí vai...Assim é o começo de uma longa caminhada. Cheia de passos, buracos,tropeços, armadilhas, mas tb com algumas flores, ar puro e principalmente, uma luz no fim do túnel, uma luz que indica que existe um novo caminho. NÂO. Não um caminho novo, nem melhor,nem pior, apenas um OUTRO CAMINHO!Um caminho onde se pode fazer escolhas. Boas e ruins, mas escolhas, pois já não se anda mais ao lado da escravidão, da falta de opção. Hoje, eu escolho! Hoje eu escolho o caminho do BEM. Pois hoje eu posso!

    ResponderExcluir