quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Discurso do Presidente

Leme
Rio
Sempre

Vamos escutar


Tenho recebido críticas. Dizem que uso meu blog para declarações de amor e guerra. Sim, declaro mesmo.
Prosseguem. Uso o blog para tietar. Sim também. Para paparicar amigas. Lógico que sim. Corujar meus filhotes. Sem dúvida.

Deixa eu explicar - nem todos os elogios significam bajulação e angariação de simpatias. Apenas deixo sair a admiração que sinto em forma de letrinhas digitadas. Ninguém vai me amar mais ou menos por causa do blog. Não vendo nada aqui, não compro nada aqui.

O blog, tecnicamente falando, é um diário eletrônico, portanto, é o canal legítimo para lavar a alma.

As pessoas estão confusas em relaçao aos meus propósitos. E, para confundí-las mais ainda, vou elogiar o discurso proferido pelo dirigente da empresa onde trabalho.

Não citarei nomes. Não quero. Não quero elogiar condutas profissionais, estratégias de atuação, tomadas de decisão, nada disso. Quero apenas aproveitar de suas palavras o significado genial que tem. Segundo os ensinamentos do meu antigo professor Sidney, (volta e meia o cito aqui), o grande mérito do aprendizado é prover-nos com sabedorias específicas que podem melhorar nossa vida pessoal. Aplicada que sou, tentarei seguir esta linha:

1. " Sem homens para as máquinas elas não funcionam. Sem o pessoal treinado, as máquinas mais modernas do mundo não produzem."

* é a máxima: o ser humano é insubstituível. Você pode ter uma mansão com piscina e jardim. Uma Ferrari. Se não tiver um bom companheiro, ou filhos, ou amigos, ou um empregado para conversar, não terá como desfrutar de toda a riqueza. Ela não terá utilidade para você, e se deteriorá aos seus olhos. Impossível cuidar de um palácio sozinho. A Ferrari anda sozinha? Sairá todos os dias alone em sua Ferrari? Todos mesmo? Impossível desfrutar de um banquete sozinho. Ficará parado olhando as bandejas de prata e as paredes de mármore carrara, e o drink terá o sabor amargo da saudade.

2. "Odeio esse negócio de divisão, de grupinhos. Somos todos da mesma empresa"

* nada de guetos. Somos todos iguais e precisamos nos relacionar mutuamente. O que queremos nessa existência, é a certeza do amparo, da solidariedade, da segurança. Nada de exclusáo, nada de embarreirar ninguém. Portas abertas para o saláo de festas. Uma família é um time, um casal é uma dupla, amigos são sua rede de apoio. Observaram? O plural tem sua tradução no singular. A união é fundamental para o bem estar emocional. Mais que remédio, exercício e lazer, é a certeza do apoio do próximo o grande remédio para os males modernos.

3. " Precisamos de informação concreta, rápida, precisa. Senão, é mentirinha."

* Essa foi forte. Vamos encarar de frente. Você sabe exatamente o que se passa na sua vida? Sim? E na vida de seu marido? Também? Tem certeza? E no seu coração? E no de seus filhos? Não dá para gerar relatório dos sentimentos alheios, ok, mas e dos seus sentimentos? Observa-se? Analisa? Acompanha a melhoria de seus resultados? Tem idéia de como reagirá mediante uma notícia ruim? Não? Cuidado. Pode estar acreditando em suas próprias mentirinhas, e na dos outros.

4. " Você não ter hoje e saber que nunca terá é uma coisa horrível. As condições estão aí, e vamos aproveitar"

* caríssimos, até podemos nos conformar com privações provisórias. Esse é o truque que nos fortalece: avistar um segundo momento mais favorável. Reparem nos casais de tempos idos que viveram juntos por 30, 40 anos e um deles faleceu primeiro. O segundo? Definha. Porquê? Sabe que não terá mais o seu amor. Definitivamente, irrevogavelmente não o terá mais. Desoladora certeza.

Se mergulhamos na terra da negação, afundamos em seu solo de areia movediça. Quanto mais ouvimos os nãos, mais enterramo-nos. É preciso enxergar possibilidade de salvação. O ser humano necessita desesperadamente ser feliz, e acreditar que pode sê-lo. Realizar-se. Vencer. Superar. Tire essa possibilidade de um homem, e está tirando, e atirando longe, sua alma.

Este inconformismo fez eclodir revoluções, derrubou e ergueu impérios.

Não nos conformemos com o que não satisfaz. Um filho precisa ser educado, à exaustão. Um doente precisa ser curado, a todo custo.Um negócio precisa dar lucro, como a terra tem que produzir. Se houver a aceitação do problema, o problema se instala e aí, só Maomé para mexer na montanha.
Vamos lá. Niguém está a fim de aceitar o cartáo vermelho da felicidade. Queremos participar da festa dos vitoriosos. Se hoje há briga, que haja conciliação. Se hoje há frieza, que venha o carinho. Se há solidão, que venha o verdadeiro amor. Se hoje há limitação, que venha a liberdade. Criemos as condições. Demos o primeiro, o segundo o terceiro passo. Caminhemos, insistentemente, caminhemos.

Ele falou outras coisas. Mas páro, já há muita informação a processar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário