terça-feira, 24 de abril de 2012

Anunciação de Alceu

Atenção Minas Gerais
Ouro Preto é no Leblon
Atenção Pernambuco
Alceu chegou para Anunciar


À frente da Orquestra Ouro Preto, Alceu Valença, pernambucano, homenageado pelos mineiros, e reverenciado pelos cariocas. Identidade nacional para dar e vender. De costas, o maestro Rodrigo Toffolo. Foto de Ana Schnneider


“Comemorando 40 anos de carreira, Alceu Valença terá, pela primeira vez, suas músicas adaptadas para concerto, sem perder sua essência nordestina. Misturando o popular e o erudito, o cantor e compositor pernambucano e a Orquestra Ouro Preto apresentam hoje o espetáculo ‘Valencianas’, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. O repertório traz sambas, composições mais sofisticadas e sucessos como ‘La Belle du Jour’, ‘Tropicana’ e ‘Coração Bobo’
. (Divulgação, em 23 de Abril)


Meu coração ficou bobo de vez.

Coração balão subiu ao céu do Brasil, e lá de cima, viu a Belle de Jour na Praia de Boa Viagem, a Morena Tropicana subindo e descendo as Ladeiras de Olinda e Santa Tereza. Coração São João viu Alceu atracar no Porto da Saudade, e era mês de Junho de seu tio Geraldo. Coração de aflito, clamou pela Anunciação dos Novos Tempos.

Como fui ao céu? Fui de violino, caríssimos, violino de Matheus Freire. Coisa para voar longe, suspensa pelos arranjos que este prodígio compôs para as Valencianas, trabalho da Orquestra Ouro Preto sobre, simplesmente, Alceu Valença. No meu cavalo, peito nu e cabelo ao vento, eu fui longe, segurando na batuta do Maestro Rodrigo Toffolo. Para chegar assim ao Pernambuco afetivo do coração de Alceu, passei por Ouro Preto, pelo atalho do Leblon

Matheus Freire, violinista, arranjos para Valenciana, e asas para gente voar. Mais um click de Ana Schnneider


E tem quem reclame da vida, caríssimos, que pecado.

Somos brasileiros, temos Alceu Valença, e temos a Orquestra de Ouro Preto, a tocar Porto da Saudade, Acende a Luz, Coração Bobo, Morena Tropicana, Anunciação. Explicam em seu site que no ano de 2000 Rufo Herrera e Ronaldo Toffol criaram a Orquestra Experimental da UFOP, que é hoje a Orquestra Ouro Preto. É formada por cerca de 20 músicos, e em função do repertório , recebem músicos convidados. A Orquestra, sob a regência titular de Rodrigo Toffolo, vem atuando em consonância com seus objetivos institucionais, claríssimos como o seu som. Querem a latinidade. E tem. Querem explorar o ineditismo e o experimental. Querem a fusão, o diálogo, e porque não, a dialética resultante da mistura de universos da música clássica e popular. Metas superadas. Viajam difundindo e espalhando a sua, a nossa música, em fartas porções e abundante qualidade. Criaram com suas Valencianas um som novo, o tal do ineditismo, tão difícil e raro, aconteceu, nasceu. Pai nordestino e mãe mineira.

Patrocinados por grandes empresas, apresentaram-nos com toda a dignidade de uma grandiosa orquestra o poema singular do Nordeste, com sua cor peculiar, seu tom de lamento e de certeza, seu cheiro de terra e o murmúrio do rio. O cavalo de pau, o sol que quára a roupa dos varais. A herança católica do sagrado domingo, que é o dia que Alceu avista sua Belle de Jour e anuncia a chegada do Amor nos sinos da catedrais.

A orquestra, um show no palco do Oi Casa Grande, e sua inovação com o forró clássico - click? Flávia Metne

Alceu é um dos maiores compositores nacionais, e traduz a tipicidade de sua gente nordestina. Sua música tem aviso, profecia. Tem dor que não dói, que se constata, e que nos toca adiante, mais fortes e sábios. O coração dos aflitos, por exemplo é pipoca dentro do peito. Aflição é dor, mas pipoca não, é alegria. O poeta apresenta o coração aflito com essa imagem branquinha, saltitante, que traz coisas boas da infância só de lembrar. Chega a ser surreal, mas não é melhor assim? Ele meio que ri da agonia. Tem um quê de amor e de desejo, de venha viver comigo, de venha ver o Brasil comigo, venha ver meu coração. Quem, caríssimos, quem não iria?

Sua palavra é de profeta, anunciando que novos tempos estão chegando, e o Amor vai brincar no quintal. Vejam, caríssimos, outra imagem linda e simples da vida. Amor é para brincar no quintal, ao ar livre, é coisa de casa, de paz, assim, perto da vista, perto do olhar, ao alcance da mão, mas distraído em si mesmo.

Viva a Ouro Preto, com Alceu e o maestro à sua frente

Sua voz altiva e imponente poderia conclamar o povo a uma revolução, com seus longos cabelos de Antonio Conselheiro. É líder, sem dúvida, um líder louco, um cientista louco da música, engraçado e certeiro. Está feliz no palco, ouvindo preciosos violinos de Minas entoarem suas preciosas composições. Deve ser um presente para o compositor assistir uma orquestra deste nível, sob a regência de exímio maestro, executar com brilhantismo as palavras que saíram de sua alma. Mais, o coro do Leblon, que ele mesmo regia, embevecido.

Estou contigo, Alceu. Eu e meu coração bobo, meu melão maduro e meu sapoti joá – vamos escolher a música brasileira, temos direito de optar sobre o que vamos ouvir no shopping, no restaurante, no táxi, já que pagamos a conta. Se eu puder escolher mesmo, quero sua Morena Tropicana, quero a Anunciação, a Estação da Luz. Eu quero a bruma leve da paixão que vem de Recife, e quero em Ouro Preto.

Eu, meu coração bobo, e o Leão do Nordeste, Alceu Valença

Um comentário:

  1. UMA EXPLOSÃO DE VIDA, DE MUITA ALEGRIA COMO DEVE SER VIVER A VIDA..COMENTAR ESTE TEXTO 'E ' VOAR TB NO CAVALO ALADO DO NORDESTE DO MEU BRASIL. M A R A V I L H A HAHAHA!

    ResponderExcluir