domingo, 27 de março de 2011

Sabedoria da velha senhora

Rio de Janeiro
Daqui para frente sejamos mais sábios


Tenho muitos amigos. Partilho de suas vidas, e muitos deles estão espalhados, inteiros, ou em pedaços, aqui no meu blog.
Tenho o cuidado de não citar nomes ou detalhes muito representativos. Peço licença desta vez. Não tem como. Nào há história parecida com esta.

O amigo tem mãe. Ótima mãe. Só de vê-lo, bem arrumado, educado, estudado, responsável, vê-se que é fruto de boa orientação. Vinho de boa pipa, como dizia minha avó. Tem família, irmãs, sobrinhas, cunhadas. Não fala muito das figuras masculinas do seu sangue, e ele mesmo confessa que vive entre as amazonas.

Muito que bem. Vida seguindo, trabalhando. Crianças crescendo.
Adentra o trabalho em passos rápidos, pálido, vi que algo gravíssimo sucedera. Senta-se à minha frente e avisa, em pânico, olhos arregalados: Minha mãe está com câncer. Está arrasada, disse. Estamos todos, digo. Chora. Diz-me que fizeram exames, confirmado, que pena, meu Deus, uma pessoa tão querida com tão pouco tempo de vida com qualidade.

Fiz o que pude, não muito. Ombro amigo.

A mãe, passado o primeiro susto, resolve agir enquanto é dona de si.
Resolve dividir seus bens em vida. Em alto nível. Fez uma festa, como sempre fez, matriarca que é. Família reunida, mesa farta, músicos. A senhora não economizou. Microfone em punho, conta o diagnóstico e divide os seus pertences. Pérola para Fulana, Pratarias para Ciclana. Colchas da Ilha da Madeira para Aquela lá. Casa da rua de baixo para a filha mais velha, casa da rua de cima para a mais nova. O marido gozará de certas liberdades, até então negadas. Não é mais hora para picuinhas.

A vida vai seguindo de novo. Mais dura, mais dolorida, mas é preciso sermos práticos. As filhas tomam posse das casas, precocemente herdadas e fazem bons negócios: abrem casas de festas. As pérolas, colchas e pratarias entregues. Seu cruel tratamento começa. Meu amigo ali, firme, consolado, consolando. Apóia incansalvemente a mãe.

Eis que a senhora, sabe-se lá Deus porquê, consulta-se com outro profissional do ramo. O seu médico, como na "Mentira" de Nelson Rodrigues, é o culpado. Errou. A velha senhora tem mais saúde que um cavalo de raça. Exames, testes, ameaças de processos no Conselho de Medicina. Gritarias ao telefone, e enfim,a boa notícia traz alegria. Muita. Ela não vai morrer, pelo menos não tão cedo.

Bem, o epílogo é a reação vitoriosa.
A prova da reação imediata, da ação vinculada ao fato novo. Tem gente que reaje. Gente que não se dobra.

A realidade mudou, muda seu comportamento. Gente que age com objetividade e decisão.
Sabem o que é melhor para si e não perdem tempo. Olham o presente, vêem o futuro.
Neca de passado, o passado já foi.
A velha senhora, no alto de suas faculdades físicas e mentais, chama a família de novo e pede, com a mesma pompa e circunstância, e pede que devolvam seus pertences.
As filhas vão ter que fazê-la sócia das casas de festas. O marido continuará casado com ela, com as mesmas obrigações de sempre.

Ela voltou. Está viva e por muito tempo. Deseja ser feliz até o último minuto e quer, com urgência, seus apetrechos todos, seus domínios. Seus equipamentos. Favor entregar. São dela. É dela sua vida, e não será jamais, a vítima.

Meu amigo conta estupefato. Disse que mamãe enlouqueceu.

Qual o quê, querido. Está sã, lúcida e atuante. Certa é ela. Bato palmas para sua mãe.

Maravilha, senhora. Maraviha. Fôssemos todos assim, retos e diretos,
teríamos menos diplomacias estúpidas e mais sinceras gentilezas,
menos ilusões e mais certezas,
mais firmes as amizades e os laços familiares.
Sem favores cobrados ou devidos,
tudo muito simples e esclarecido.

E teríamos, sábia e bem resolvida senhora, menos doenças e mais amor.

2 comentários:

  1. Quero conhecer essa senhora! Invejo suas decisões. Tanto a de distribuir quanto a de exigir de volta. Está certíssima!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. É melhor eu nem expressar o real comentário que gostaria, mas de uma coisa tenha certeza: aplaudi de pé sua atitude. Mulher poderosaaaaaaaaaaaaa. Adoro!!!!

    ResponderExcluir