terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Minhas mães e meu pai

                            http://www.saladacultural.com.br/imagens/upConteudo/minhas-maes-e-meu-pai/cartazes/small/SaladaCultural.com.br-minhas-maes-e-meu-pai-cartaz.jpg  
 
 Rio de Janeiro, Ipanema.
 Casa de Cultura Laura Alvim.

O título em inglês "The kids are right" despertou meu interesse. As crianças estão certas? Tenho dois filhos e digo: é improvável. Em que situação tem razão? As crianças são criaturas naturalmente egoístas. A educação ainda não anestesiou seus impulsos possessivos, e o egoísmo é o passo um para náo termos razão.

Porém, surpreendi-me. Tinham razão? Podem ter sim. Há uma  família feliz na tela do cinema. Duas mães e dois filhos.  Sim, são lésbicas, e  conseguiram o que muitos casais de distintas orientações sexuais fracassam ao tentar repetidas vezes, e aí, só para garantir, trocam de par e tentam mais uma vez: conseguiram viver em harmonia. Alegria em estarem juntas. Sonhos, planos. Contornaram as limitações naturais, partiram para a inseminação e  engravidaram.  As crianças nasceram e cresceram na casa aconchegante, com compreensão e orientação. São adolescentes, e os problemas rotineiros são resolvidos com carinho. Não há drama algum até aqui. Paz, amor, mais paz, e mais amor.
Mas Ele chega. O reprodutor. O bicho homem. Belo, dono de si. Livre.  Vem para querer o que nunca teve - os filhos e a família. Mas quer mais ( os homens tem em si uma fonte de quereres): quer para si a moça bonita, e a quer ali, na ilha de estabilidade que jamais avistara. Não interessa o que pagará por isso. Ele oferece o que tem, irreverência, prazer,  jantares deliciosos, velhas músicas...como um animal se exibe e oferece suas qualidades.

Se há um lado bom em ser macho, ele demonstra, e elas se abalam: uma por ciúme, uma por desejo. Há especial prazer no proibido. Resistirá?  Quer o homem? Perderá a ilha de harmonia. Quer a ilha? Perderá o homem. Há perguntas que temo a resposta, normalmente não as faço. É o caso.

Não digo mais nada. Os cinco atores - maravilhosos - dizem o que precisa ser dito, com e sem palavras. Há silêncios, há paisagens, há olhares. Embarquei no clima de amor, e se disserem que o tema é comum demais, e que não foi explorado o tema lésbico, diga que o tema é o amor. Se é o amor é comum, que bom, que ótimo, deve haver mais amor por aí do que sabemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário