quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oi Casa Grande - 4 Cabeça e um Pensador

Teatro Oi Casa Grande - Leblon, um mundo à parte.





Nós cariocas somos índios. Caciques, guerreiros, caçadores. Índias criadeiras.
Formamos tribos,litorâneas ou do interior, e sobrepostas. Misturadas.

Com essa idéia de que estava indo visitar outra tribo, carioca como eu, fui ver o 4 Cabeça (é no singular mesmo, e com o 4 em número). Tribo amiga, da paz, do violão. Mais jovens, mais crédulos,e tem mais a dizer que os demais de sua geração. Muita letra para entender. Muita música que todo o mundo sabia, tem seguidores fiéis. Brincam tanto com as palavras mais sérias que não sabemos se é tudo sério, ou se é tudo brincadeira. Raul Seixas fazia isso com a gente. Sob a ironia, grandes verdades.
Somos cariocas, somos do Rio. Queremos mar, amor, por do sol, Lapa, uma cerveja e mais amor. Luis Carlinhos, Gabriel Moura, Rogê e Baia, os quatro do 4 Cabeça cantam isso, querem mostrar o Rio cantando, que lindo. Os violões, os solos vocais. Onde estão que não tocam na rádio, onde escondem tudo isso? Não são de brincadeira não. Afinados e debochados. E cariocas. Nào sei se são surfistas, ou hippies contemporâneos, ou ambos, ou não, mas são irresistíveis.

Fomos presenteados, todos nós, com a elegância inesperada de Gabriel, o Pensador. Elegante? Sim, e muito. Juro que não sabia. Sabia que era dançante, irreverente, simpático, sim, mas elegante? Ele é. Como diz Gloria Kalil, ser chique é ser feliz, e ele é chiquérrimo. Que bela presença, solto, comunicativo, o palco é dele, a luz vem dele. Canta, conversa, explica as músicas, seu carisma escorre platéia adentro. Gentil com os colegas de palco, com o público. Melodioso quando a música pede, preciso nas letras, críticas e necessárias. Muito bem acompanhado, vê-se que é exigente nas parcerias e suas quatro músicas enchem a noite. Dá pena quando termina. Fez bonito. Aliás, sua música nova é sobre os feios que são muito mais interessantes que os bonitos. As mulheres apoiam em massa, quantas já sucumbiram ao poder de sedução do feio? Muitas. Número um: é feio. Baixa-se a guarda, não há o que temer. Lêdo engano, a conguista se dá então, sem resistência, por imperceptível persuasão, mais eficaz que o convencimento puro e simples. Nada como um feio inteligente para encantar. A beleza é uma qualidade egoísta, exige a companhia de outras muitas para que se mantenha interessante. Gabriel sabe, e quem assistiu seu show,também.

Gabriel, o Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário