domingo, 30 de janeiro de 2011

O sonho e o complexo de Cinderela

Cinderela, de gato e sapato
Teatro Vanucci
Rio de Janeiro, Gávea




Entre as responsabilidades da maternidade, há diversão. Divertir-se juntos é cultivar alegria, união. Que bom! Vou então ao teatro infantil com meus filhotes. Eles me levam ou eu a eles, quem saberá? Escolhemos Cinderela, infalível.

Meus filhos e todos os presentes adoraram. Mães, pais, filhos maiores, pequenos, bebês e suas babás, avós, avôs. Quantos adultos na platéia, ensinando e aprendendo a gostar da fantasia. Sonhadora que sou, tive mais recompensas que as previstas. Deparei-me com verdades inesperadas.

O tema de Cinderela é maduro e universal. Nào se iluda com as cantorias e romances impossíveis, há mais conteúdo nessa história.

Sabemos muito bem o que é o complexo de Cinderela - a mulher que responsabiliza seu parceiro pelas suas frustações, ou realizações. Ou ainda a mulher só, que acredita que só será feliz com um parceiro, e de preferência, o parceiro ideal. Tem que ser um princípe, coitado dele e dela se não o for. A perfeição é impossível, e o real a frustra.
Não dá para negar - somos todas um pouco assim sim. Se brigamos com o amado, bico. Se ficamos de bem, sorrisinhos. Em seguida, queremos mudar o sujeito. Educar os filhos dele. Arrumar-lhe outro emprego. Dieta nele, novas roupas. Novos hábitos. Praticamente, uma reencarnação, no molde e formato desejado.

Findamos frustadas, chorosas, reclamonas. O princípe não é princípe, é um homem comum, e cá para nós, também são somos princesas.

Só que Cinderela não sabe de nada disso e sonha. É uma princesa e sonha com uma vida apaixonada, com um belo rapaz, em reluzente palácio. Cantando feliz enquanto é humilhada, explorada, ridicularizada. Conhece alguém assim? Eu conheço, conheço as mulheres da nossa cruel sociedade - lavam, passam, cozinham. Trabalham por trocados. Tem que ser bonitas. Aparentar menos idade. Ter sucesso. Ter serenidade, inteligência. Tem que ser independentes economicamente. Parir. Amamentar. Criar. Pagar contas. Pagar compras. Pagar micos.

Cinderela, aos olhos do fantástico Alessandro Dovalle, criador do musical, leva vantagem. Suas algozes são hilárias. A madrasta (Érika Thomas) e as irmãs (Evelyn Castro e Tatty Caldeira) tem bordões excelentes, e são funkeiras, são grosseiras, são brutamontes. São as melhores personagens, e as meninas estáo perfeitas; novamente aqui me espanto: onde estão além daqui? Linda a Cinderela, (Bruna Cattem) canta como um rouxinol. Suave, leve, fada, boneca, Barbie, o que for, é uma princesa mesmo. As feias e a bonita fizeram ótima parceria.

As músicas são deliciosas. Aí vem. Música é revelação - o refrão do tema ecoa: 'Não há mal que te atormenta, pois o sonho te acalenta, e ele pode se realizar"

REPITA. REPITA ALTO. OUÇA ESSAS PALAVRAS.

Isso é a receita da vida inteira: Diga um mal, eu digo o sonho que o aplaca. Mal no amor? O sonho de uma vida em paz aos pombinhos. Pouca grana? Vou trabalhar mais e estudar mais. Um dia melhora. Filho doente? Darei meu sangue para fique bem. Gorda? começarei vigilante na segunda.

O sonho é o contraponto. Senão, enlouqueceríamos.

Arrume uma criança emprestada e leve ao teatro. Deixe-se levar. Vai rir com as irmãs e a madrasta, vai cantarolar com a platéia, vai curtir o sonho.
Lembre do refrão e aumente seu sonho, para que seja maior que sua dor.
Eu? Eu sonho sim, sonho alto. Também danço com o principe, mas já não perco o sapatinho.

2 comentários:

  1. Deve ter sido realmente um belo espetáculo, agora deixo a pergunta no ar: Pq a sociedade tem que ditar o que temos de fazer, o que temos de vestir ou se podemos sonhar o~u não, o que sonhar??? Creio que o problema está em a pessoa sentir a necessidade de ser aceito de um jeito ou de outro, ou de mais outro... rs... É isso aí, quem não sonha não tem por que viver, não tem o que esperar, sem sonho não tem graça.

    ResponderExcluir
  2. Toda princesa que resolve se rebelar de seu castelo vive um pouco mais feliz. Mas o sonho é o que nos faz humanos e concordo com vc, menos doloridos.

    ResponderExcluir