segunda-feira, 2 de julho de 2012

Na Esteira da CORAGEM

Rio
Arpoador
Ruínas
Mirantes



 Que este click de Ana Schnneider inspire o caríssimo leitor, e dê-lhe Coragem 


Eis-me aqui, para saudar os que tem Coragem.


Na esteira de Martha Medeiros, novamente.  Diva das letras, em sua crônica do ZERO HORA, em 17 deste Junho sagrado,  ela exalta a necessidade da CORAGEM, e cita situações em que nos falta a dita cuja. Isto de explicar um conceito pelo seu contrário, é fantástico, e no leva a mais e mais reflexões. Coisa de Mestre.


Obediente que sou, sigo a refletir um pouquinho mais sobre a CORAGEM, e da onde vem.

A palavra escrita tem por trás da forma, um significado.  Um conceito, formado pela observação ou pela vivência, individual ou coletiva. Pronto, temos então um filtro que nos faz enxergar e entender a palavra pelo nosso referencial, construído pelo nosso passado, ou imposto pelo senso comum.

Em algumas culturas, as palavras não são escritas com letras.  Para cada substantivo, um símbolo.

E o que é uma palavra, senão um símbolo?  Pode representar  a ponta de um iceberg ou um iceberg inteiro, se tivermos coragem de revelarmo-nos através das letrinhas.


Venho aqui, portanto, inspiradíssima por Martha Medeiros, e por Ipanema, e pelo Parque das Ruínas, e pelo Mirante do d.Marta, a falar da CORAGEM, neste sentido maior, neste sentido de símbolo. De revelação de um sentimento maior, que está por trás da coragem: a CERTEZA.

Toda vez que tomamos uma atitude corajosa, é porque temos a certeza.  Estamos de mãos dadas com essa Rainha das Ações. Dirão: não, Bettina Bruno, temos os impulsivos, aqueles que agem sem pensar. Sim, mas essezinhos, naquele momento de ação estão plenos de certeza. Cegos, até. Tão absolutamente convictos,  que não refletem, não planejam. Dispensam uma segunda avaliação dos fatos. Apenas fazem.  Não são esses os que eu saúdo neste post.

Saúdo aqui, os de fato corajosos, com a Coragem elegante que vem da Certeza. Aqueles que se olharam de frente, sem medo do que veriam. Examinaram suas feridas, abertas ou cicatrizadas, e concluíram que merecem uma outra chance.  O trabalho dançou? Não era esse o caminho? Coragem, rapaz! Busque em si suas melhores qualidades, aprume-se, e siga, corajosamente. A vida não é um mar de rosas, e não é um tropeção que vai tirar-lhe a dignidade, de jeito nenhum.

O amor não seguiu como queria? Não? Acontece nas melhores famílias. Tentou, fez de tudo, está com a consciência tranquila, caríssimo? Busque a resposta. Sim, porque a Certeza, vem, em grande parte, da satisfação consigo mesmo. Da auto-análise, da auto-crítica, auto olhar, batize como melhor convier  - a palavra é sua, a certeza é sua  -  conclua se fez o que se pode, dentro do que se pode. Se não fez mais, foi porque não pôde. Não teve da onde tirar mais de si, sem desfalcar-se definitivamente.  O limite da doação é a sobrevivência.  Ou por outra: não quis mais. Apenas desistiu no meio. Também vale. Desistir é uma solução, sim, muitas vezes salva a pátria. Salvei-me, inúmeras vezes, porque desisti. Prosseguir seria por demais sofrido ou impossível, e eu de fato, não sou mártir. Sou sobrevivente, e com o maior orgulho, estou viva, bem viva. Desistir também é entender, que tudo tem um ciclo, um começo, um meio, um fim, e que o fim nada mais é que um novo começo. Acreditem, por trás da palavra COMEÇO, existe um mundo novo. (mas isso é tem outros símbolos, e é assunto para outro post)

Então, certos de que tudo recomeça - CERTEZA !  -  os corajosos arregaçarão as mangas, e se deliciarão com vida nova, com alma nova, com trabalho novo, amor novo, coração novo, palavras novas, novos símbolos de novos e especiais sentimentos. Novas certezas, lindas, coloridas, musicais. Novos aconchegos, novas alegrias, nova energia. Novas razões.

Estou CERTA de que a CORAGEM traz prêmios. Raros, deliciosos, bálsamos nesta Terra Adorada, que nos conectam a pessoas na mesma sintonia de certeza e coragem. Os deuses protegem os corajosos, os tornam mais fortes, mais belos, mais produtivos. O destino junta os corajosos, e unidos, tem mais certeza, e mais coragem. Caminham em direção a novo destino.

E o que vem na esteira da Coragem, caríssimos corajosos, o que vem pela frente, estou Certa disso, é Fascinação.

Nota: este post precisa ser enriquecido pelas palavras sábias de uma caríssima leitora, sangue de meu sangue: "uma das  filhas da CORAGEM é a LIBERDADE"  - taí, para refletirmos mais e mais
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário