segunda-feira, 9 de julho de 2012

Solstício de Inverno

Rio
Sol
Inverno
Solstício
Pacífico

Vamos comemorar 




 O Sol de Junho no Rio de Janeiro, da série "Inverno Inverso" de Ana Schnneider


"Solstício de Inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério Sul... Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento" (Wikipedia)



Escrever é um vício bom, uma compulsão benigna.
Uma ação voluntária que parte de sentimentos involuntários; e aprendi a submeter este transbordo de emoções ao crivo da razão.

A razão é irmã da paciência. Um dia chegam as duas, e o caríssimo pode ter certeza: será uma proveitosa visita.  Pacientemente eu venho observando o sol de inverno.  Estranhei tal calor: atribui ao super aquecimento global e a novos e felizes tempos em meu coração. Observei e até desfrutei deste presente dos céus, em mergulhos e caminhadas sob o Sol. Os dias foram passando, e o clima continuando. Firme, colorido, up.

Há uma razão maior que tudo isso - mais que a Terra quente, mais que o coração quente.  É um fenômeno astronômico - é o período em que nosso planeta azul está mais perto do Sol, e o recebe em cheio.  É o Solstício, palavra que não tem em sua forma a beleza de seu teor. ( Encontro consonantal e acento agudo em seguida não soam bem , não tem jeito) Comemorado na Antiguidade, como um marco de renascimento e prosperidade; os antigos tinham uma ligação maior com a Natureza, eram muito, muito mais sábios que nós e nossa poderosa tecnologia.

Reconheçamos. Os Fenômenos Climáticos, assim libertadores, devem mesmo ser comemorados. Marcarão ricas colheitas, safra de qualidade e os  frutos da terra que alimentam os terráqueos. Mais necessário, impossível.  É a bonança que vem depois da tempestade, o tempo de prosperidade, de crescimento, de fertilidade.  Os gregos, os romanos, os egípcios e os hebreus comemoravam com dias e noites de festa. Dizem que Jesus Cristo nasceu no Solstício, e o manipulador Vaticano veta esta informação para não valorizar as culturas pagãs; como se a Natureza fosse pagã!... O quê revela mais a presença de Deus que a Natureza, sua genialíssima Criação?   Vossa Excelência o Papa que me desculpe. Se festejar as festas da Natureza é ser pagã, não sei o que é ser temente a Deus....


O Solstício, em sua estranha sonoridade, pode ser combinado, em forma e conteúdo, com pacífico e armistício, ocasiões em que reina, gloriosa e triunfante, a Paz. Outra delicada coincidência linguística:  o Sol que brilha no céu azul é imagem costumeiramente usada para ilustrar a vitória do Bem, e a paz espiritual. Consola, revigora, acalenta. "Depois da noite virá a Aurora", olha aí. Trocando em miúdos, aguente firme, a sucessão natural das coisas é um Sol deslumbrante que vai iluminar o caminho.  Eis aí mais um símbolo da positividade que nos invade neste Inverno. Há luz, abundante luz, e invade olhos, pensamentos, juízos. Esclarece.


Quanto mais e mais analisarmos o significado deste Sol de Inverno, mais e mais encontraremos razões e razões para comemorar. 
Eu estava certa em minha intuição - seremos felizes. A Natureza anuncia, a ciência explica, e eu, caríssimo, eu comemoro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário