domingo, 5 de junho de 2011

Garotos

Gávea
Teatro das Artes

Ipanema começa
Leblon prossegue
Gávea acontece

Garotos, cinco, de uma só vez. Para quem pode...

Ícaro, José, Caio, Ivan e Gabriel estão no elenco de 'Garotos' | Foto: Divulgação


Fui a estréia.
Cheguei cedo ao Shopping, escolhi um ponto estratégico de observaçao e pedi um chocolate quente.
Assisti ao desfile de estrelas. Maiores, menores, iniciantes, experientes.
Tímidas, ou desesperadas para serem notadas.

Mas as estrelas mesmo estariam no palco. Eu juro, fui sem esperar nada. Tal qual as verdadeiras surpresas, o impacto é estrondoso.

Os rapazes acima sáo jovens, e espantam pelo talento. O texto, de Leandro Goulart, parece ter sido escrito para eles - são jovens falando de jovens, mas com a firmeza e a conviccáo de quem já viveu as maluquices e as delícias da juventude. Jovens ávidos por experimentar e por partilhar sentimentos, pensamentos, e ações.

Temos no palco cinco atores capazes de tudo. Da comédia a depoimentos comoventes. Interpretam hilariamente mulheres e idosos. Assumem outro sexo e outra idade, como caricaturas de bom gosto. Mudam a voz, o falar, o andar. Acho que mudam até seus dentes. Amarram a camisa na cabeça e na cintura e o figurino fica irreconhecível. E como rebolam e fazem biquinhos, que coisa.

Revezam-se como protagonistas de passagens típicas - e necessárias - da juventude. Falam sobre drogas, gravidez, masturbaçao, A primeira namorada, e a separação. Falam sobre a amizade corporativa machista, e sobre a possibilidade de amar o mesmo sexo.

Dizer que é peça para adolescentes náo é verdade. Os adolescentes talvez náo se identifiquem tanto, fazem comédia de algumas de suas causas. Mas dizer que é para adultos, também é excluir os teens. Em seu texto há uma fala especialíssima, que definirá o público alvo: " - Deixemos os rótulos para as azeitonas."
Sim. Não vamos rotulá-los. Devem ir adolescentes e adultos de todas as idades. Todos somos seu público.

Devem ir os que gostarem de arte. De teatro. De comédia, rápida e precisa, e de drama, amplo.
Os que cantaram na praia, ao som de violáo, desejando a irmã da namorada do amigo, e rezando baixinho para que ela venha em sua direção e simplesmente sorria.

Para quem curtiu um Fabio Junior e seus vinte e poucos anos - os que gostarem de relembrar e de se reencontrar.

Para os que náo temam a força, revolucionária, da juventude. Porque assusta. Assusta ver rapazes tão jovens e tão talentosos juntos de uma vez só. São cinco, vigorosos, ágeis, promessas realizadas da interpretaçao. Imagino que sejam aplicados, disciplinados, dedicados. Enquanto tantos tem desculpas, eles tem sucesso.

E o espectador deve desligar o celular, pelo amor de Deus. Se tocar durante a peça eles debocham, acertadamente. Incluem o caco no texto e o teatro vem abaixo em risos e aplausos.

Eles sáo ótimos, desejo que alcancem seu reconhecimento, e que sejam aplaudidos.
Desejo que essa cara seja a cara do ator da nossa década, e que esse teatro consistente e vibrante se multiplique, entre todos nós, de zero a cem anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário